Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/drdiego/www/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/drdiego/www/wp-includes/plugin.php on line 601
Auto-hipnose - Dr. Diego Wildberger
  

Auto-hipnose

Trata-se de uma indução praticada pelo próprio indivíduo, sem o auxílio de terceiros. Toda hipnose é auto hipnose e toda sugestão é auto sugestão. Quando o tema é auto hipnose, não podemos deixar de citar Emile Coué, francês, farmacêutico, criador da técnica auto hipnose. Ele observou que seus pacientes tinham uma melhora surpreendente em seu tratamento quando, juntamente com a medicação, Coué induzia alguma frase com o objetivo de potencializar o efeito do remédio, mesmo quando o medicamento era apenas placebo. Segundo Coué, não é a sugestão que o outro faz que promove efeito no paciente e sim, a sugestão que é aceita por ele mesmo que ajuda a melhorar seu estado de saúde. Pensando nisso, não há pessoa mais indicada para sugestionar você do que você mesmo. Seguem alguns princípios desenvolvidos por Emile Coué sobre à auto-hipnose.

Toda idéia, boa ou má, introduzida no subconsciente, tende a se transformar, na medida do possível, numa realidade. A intensidade de uma sugestão é proporcional à emoção que a acompanha. Não é à vontade a principal qualidade do homem, mas a imaginação. Em todos os conflitos em que se opõem vontade e imaginação, é sempre a imaginação que importa.

Quando uma idéia se apodera do espírito de uma pessoa, a ponto de provocar uma sugestão, todos os esforços que a pessoa faz para resistir à sugestão só a fortificam e a ativam. Tendo sido escolhido um objetivo, o subconsciente da pessoa se encarregará de encontrar os meios para realizá-lo. Chama-se isto de “finalidade subconsciente”.

A sugestão só age se for transformada em auto-sugestão. (Michele Curcio, 1993, pág. 26). A técnica de auto-hipnose pode ser realizada através da gravação de um CD para ser ouvido todos os dias sempre no mesmo horário. No caso de pessoas que relaxam demais a recomendação é sentar numa posição confortável – para que não durma – procurar relaxar e ouvir a gravação. O conteúdo da gravação deverá ser sobre a meta que o indivíduo deseja atingir.

Os recursos da hipnose também podem ser utilizados para melhorar a qualidade do sono, através de um exercício de auto hipnose realizando antes de dormir. O indivíduo pratica auto sugestões no sentido de dormir um sono profundo, tranqüilo, recuperador, restaurador, restabelecedor e renovador. Não é recomendado fazer auto hipnose dirigindo, pois diminui os reflexos.

Texto escrito por: Miriam Pontes de Farias – Psicóloga e Pós-Graduada em Hipnose Clínica – CRP 05/25815 – Diretora Professora e Supervisora de Hipnose da SOHIMERJ
Fonte: http://www.sohimerj.com.br/6.html

 

 

 

Categoria: Artigos, Hipnose

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: